Lançamento de boletos em lote 03/03/2011

Devido ao grande número de pedidos de clientes, adicionamos um novo recurso na atual versão do iBoleto para lançamento de boletos em lote. Útil quando você precisar gerar a cobrança de um parcelamento.

Este recurso é diferente ao multi-lançamento que funciona baseado em mensalidades, ou seja, sem número definido de parcelas. No caso do lançamento em lote, você gera uma quantidade limitada de boletos. Com ele, você poderá gerar até 24 boletos para o mesmo cliente, em apenas 1 processo e depois imprimir os boletos em PDF de uma vez.

O procedimento para o lançamento é similiar ao boleto individual, porém deve-se informar alguns campos adicionais. Veja como é o procedimento:

  1. Cadastre seu cliente no iBoleto(caso já esteja cadastrado, pule esta etapa)
  2. Entre em “Gerar Boleto >> Por Cliente”,  selecione o cliente e clique em ABRIR
  3. Na janela aberta, preencha as opções de “Em Lote” conforme as instruções
    1. Valor de cada boleto: É o valor de cada boleto e não da divida total
    2. Descrição do boleto: será a mesma em todos
    3. Quantidade de boleto: de 1 a 24
    4. Data do vencimento do primeiro boleto: será adotada esta data, pois em muitos casos o primeiro boleto tem data diferenciada
    5. Data do vencimento do segundo boleto: será assumida esta data para o segundo boleto e daí em diante, os demais serão gerados usando o dia do mês informado nesta data

Do terceiro boleto em diante, será acrescentado um mês ao vencimento mas utilizando o mesmo dia do mês do vencimento do segundo boleto. Exemplo:

  • Quantidade de boletos: 4
  • Data do primeiro boleto: 20/03/2011
  • Data do segundo boleto:  02/05/2011
  • Serão gerados os seguintes boleto:
    • 1: 20/03/2011
    • 2: 02/05/2011
    • 3: 02/06/2011
    • 4: 02/07/2011

Atenção: esta função não solicita confirmação, ou seja, uma vez confirmada no botão GERAR, todos os boletos serão gerados imediatamente. No entanto, o envio ou impressão deverá ser feito normalmente como nas funções atuais.

Este recurso estava previsto para entrar em operação somente na próxima versão do iBoleto, porém, decidimos implementá-lo na atual versão.

Comments are closed.