Auto-lançamentos 26/10/2010

Esta função, habilita o iBoleto a gerar automaticamente os boletos de seus clientes de acordo com as mensalidades e parâmetros cadastrados. Este recurso funciona de forma similar ao “Multi-lançamentos”. A diferença está em que você não precisa mais lembrar de lançar os boletos. O iBoleto fará isto por você e te avisará.

Para que possa configurar corretamente este recurso, siga os passos abaixo:

  • Habilite a função em “Preferencias”–>”Vencimentos”–>”Lançamento automático” e escolha:
    • Pelo DIA do vencimento(recomendável): se deseja que a data do vencimento dos boletos sejam sempre o mesmo dia do mês para cada cliente. Esta opção é útil quando deseja agrupar mais de uma mensalidade em um mesmo boleto dentro do mês.
    • Pela DATA de referencia: se deseja que o dia do vencimento seja baseado na data de referencia de cada Mensalidade. Neste caso, se um cliente tiver mais de uma mensalidade com datas diferentes, será lançado um boleto para cada mensalidade em datas diferentes no mês.
  • Se prentende que o iBoleto envie um email a seu cliente para imprimir o boleto, então habilite a opção “Envia email no lançamento” e configure o texto padrão em “Preferencias”–>”Textos de emails”–>”Texto email para auto-lançamento”.
  • Cadastre seus clientes e mensalidades conforme orientações abaixo
  • Acompanhe os lançamentos quando ocorrerem. Você poderá saber quais boletos serão lançados amanhã pelo aviso que enviaremos ou pelo link “Auto-Lançamento”

Para que o lançamento de boletos funcione bem, você precisa cadastrar seus clientes e mensalidade corretamente. Depende do cadastramento correto para o perfeito funcionamento do Auto-Lançamento. Acompanhe abaixo o que deve ser preenchido:

  • No cadastro de cliente preencha os seguintes campos:
    • Dia do mês para vencimento: se você escolheu em “Preferencias” “Pelo DIA do vencimento” este campo determina o dia do mês de vencimento do boleto.
    • Dias para lançar boleto: Este campo é muito importante pois com ele o iBoleto vai saber com que antecedência o boleto será lançado. Ex. se preenchido com 10 e o dia do vencimento é dia 15, o boleto será lançado 10 dias antes, ou seja, dia 5 do mês.
  • No cadastro da mensalidade além de valores e descrições, você deve prencher o seguintes campos:
    • Tipo(mensal,trimestral,semestral,anual): Escolha a periocidade da cobrança
    • Data de referencia: Normalmente a data que você iniciou a cobrança deste serviço. Serve apenas como referência.
    • Data do próximo boleto: Coloque a data que deseja o vencimento do próximo boleto desta mensalidade

Veja que você pode lançar várias mensalidades para o mesmo cliente, incluive com periocidades diferentes. O iBoleto vai saber lançar e agrupar estas de acordo com as datas e tipos colocadas em cada uma.

IMPORTANTE: Sempre acompanhe os lançamentos que irão ocorrer amanhã pelo link “Auto-lançamento”. Desta forma poderá corrigir algum parâmetro de clientes que estejam com lançamentos errados.

Quando o boleto não será lançado para um ou todos os clientes:

  • Quando no cadastro do cliente o campo “Dias para lançar boleto” estiver com 0(zero)
  • Quando o cliente estiver no status Inativo
  • Quando o pagamento do iBoleto estiver em atraso por mais de 7 dias

Você também pode localizar facilmente os boletos lançados por este recurso. Pelo link “Auto-lançamento”, você encontra a lista de todos os lançamentos ocorridos nos últimos 3 meses tanto pelo auto como pelo multi-lançamentos. Basta selecioná-lo e clicar em “Listar”. Será exibida a tela normal de resultado de busca contendo os boletos daquele lançamento. Você pode alterar, imprimir, enviar por email ou excluir boletos da lista como faz normalmente nos resultados de buscas.

Lembrando que o texto que será enviado a seu cliente pode conter as tags %% as quais são substituídas por dados do boleto ou do cliente.

1 Comentário

[...] vimos no artigo sobre auto-lançamento o iBoleto pode gerar o boeltos de seus clientes automaticamente no valor e na data [...]