Como gerar boleto a partir do seu site – iConnect 04/11/2010

Se você vende um produto ou serviço e precisa que seu cliente preencha rapidamente um formulário e gere o boleto para pagamento, o iConnect do iBoleto facilita esse processo.

Com o iConnect, seu cliente preenche um fomulário, customizado por você, e recebe a confirmação do cadastro por email. Ao mesmo tempo os dados preenchidos são cadastrados em sua conta no iBoleto, assim como o boleto gerado. O módulo permite também cadastrar uma mensalidade, trimestralidade, semetralidade ou anuidade ao cliente. Assim, a cada período, você pode gerar os boletos, imprimí-los ou enviá-los por email.

Para utlizar, basta criar o formul√°rio pela sua conta no iBoleto. Entre em “Assistentes” .¬† Selecione a conta banc√°ria para a qual prentende receber os cr√©ditos e inicie o processo. Uma janela √© aberta com algumas perguntas:

Descrição:

  • Ao gerar o boleto cadastra o cliente?: Se esta op√ß√£o for ativada(SIM), quando seu cliente enviar os dados, este ser√° adicionado √† tabela “clientes”.
  • Se o cliente for cadastrado, deseja vincular uma mensalidade? Qual a frequencia de cobran√ßa?: Se for escolhida alguma op√ß√£o diferente de “N√£o vincular”, o cliente ter√° adicionada uma mensalidade a qual poder√° ser utilizada para gerar os boletos todos os meses.
  • Valor da mensalidade: Se na op√ß√£o anterior voc√™ optou por vincular o cliente a uma mensalidade, o valor dela ser√° o conte√ļdo deste campo

  • Ao gerar o boleto voc√™ quer receber uma c√≥pia em seu email (xxxx@xxxxxx.com.br)? : Se a op√ß√£o for “SIM”, voc√™ receber√° uma c√≥pia id√™ntica √†quela remetida ao seu cliente. O email utilizado ser√° o email do seu cadastro.
  • Verificar se o email do seu cliente √© v√°lido (verifica apenas sintaxe): Se a op√ß√£o for “SIM”, o iConnect somente aceitar√° o cadastro se a sintaxe de email digitada no padr√£o correto. Este recurso n√£o confere se o email existe ou n√£o. Apenas verifica sua sintaxe.
  • Escolha o texto padr√£o que seu cliente ir√° receber: Na caixa voc√™ pode optar pelo melhor texto. Este texto voc√™ deve configur√°–lo em “prefer√™ncias”, no √≠tem “Textos de emails”.
  • Conta a ser utilizada: Selecione a conta que ser√° vinculada aos boletos gerados a partir do formul√°rio. Lembre-se que o nosso n√ļmero sequencial parte a partir da conta escolhida.
  • Digite os campos que voc√™ quer solicitar ao seu cliente no momento do cadastro al√©m do campos nome, email, senha, cpf_cnpj, ie_rg, empresa, endereco, bairro, cidade, estado, cep. Todos devem estar separados por v√≠rgula, sem espa√ßos. : Se voc√™ prente incluir mais campos ao formul√°rio, digite o nome deles aqui, separados por v√≠rgula e sem espa√ßos. Voc√™ pode criar quanto campos quiser e eles ser√£o enviados por email, ao estilo dos programas FORMMAIL. No entanto estes campos adicionais n√£o s√£o cadastrados no iBoleto. Apenas os campos nome, email, endere√ßo, etc s√£o cadastrados.

  • Valor do boleto: Este campo deve ser preenchido para indicar o valor do boleto que vai ser gerado.
  • Descri√ß√£o do servi√ßo/produto: Esta √© a descri√ß√£o do que est√° sendo cobrado no boleto. Tamb√©m √© utilizada para identificar a mensalidade vinculada, for o caso.

Quando clicar em “GERAR HTML” a seguinte tela ser√° exibida:

O c√≥digo copiado pode ser colado em qualquer p√°gina do seu site. O HTML copiado, √© apenas o que cont√©m a tabela e o formul√°rio. Portanto deve ser implementado com o restante de informa√ß√Ķes e layout do seu site.

A descri√ß√£o dos campos pode e deve ser mudada para textos mais amig√°veis. Os campos tamb√©m podem ser mudados, de tipo e tamanho, no entanto, os nomes devem ser preservados. Nunca exclua um campo. Se n√£o quiser exib√≠-lo e deixar um conte√ļdo padr√£o, altere o tipo para “hidden”.

Apesar desta operação ser muito simples, deve ser feita por alguem que te conhecimentos mínimos de páginas em HTML.

Entenda como funcionam algum dos campos “hidden” j√° inseridos pelo assistente:

  • cod_conta, cod_user, cod_aut, cad_cli, email_admin, check_email_address, texto_email, valor_boleto, valor_mensal: Este campo n√£o devem ser alterados pois poder√£o n√£o gerar e imprimir o boleto.
  • required: Campos que cont√©m os campos requeridos. Cada nome de campos deve ser separado por v√≠rgulas. Se seu cliente n√£o preencher um deste campos, o boleto n√£o ser√° gerado.
  • data_order: √Č a ordem dos que os campos do formul√°rio ser√£o exibidos dentro da Tag %%campos%%, no email enviado ao cliente.

Atualemente, muitos clientes utilizam este módulo, aumentando a captação de novos clientes.

2 Comentários
Genesio 11 / fevereiro / 2011

Uso a plataforma MAGENTO 1.4.1.0 é possível inserir a função para o cliente no final da compra abrir o boleto e imprimir sem que seja feito por mim?

mrjob 11 / fevereiro / 2011

Ol√° Genesio.

Infelizmente não temos suporte a esta plataforma. O iConnect é um formulário que você pode incorporá-lo em qualquer site ou sistema porém você precisa ter acesso ao este sistema.

Rodrigo