Como utilizar o lançamento automático de boletos 17/07/2013 Comentários desativados

Veja abaixo a apresentação que explica como cadastrar e ativar o lançamento automático de mensalidades.

Campos personalizados no cadastro do cliente 16/07/2013 Comentários desativados

Você pode adicionar no cadastro do cliente, até 2 campos personalizados. Este recurso é muito útil para áreas de negócios onde é necessário registrar dados específicos.

Por exemplo, para cobrança de condomínios, pode-se criar os campos com “Prédio” e “Apto”, facilitando o gerenciamento dos dados. Em outros casos, você pode utilizar este campo como “Código do cliente”.

Para habilitar estes campos, entre em “Preferências”->”Aparências e  Nomes” e insira os nomes dos campos:

Após a confirmação dos nomes, os campos vão aparecer no cadastro do cliente conforme a imagem abaixo:

Alteração para boletos em PDF 07/07/2013 Comentários desativados

Em vista de vários problemas de segurança envolvendo virus de fraudes bancárias que , apesar de não ter atingido boletos emitidos pelo iBoleto, faremos uma alteração no formato de impressão dos boletos.

A principal mudança é na geração de boletos que será feita exclusivamente em formato PDF a partir de 10/07/2013. O formato atende normas da febraban e impede alterações da linha digitável e código de barras, evitando assim, fraudes por vírus.

Para os clientes do  iBoleto não muda nenhum processo pois as alterações serão feitas no sistema, sem necessidade de intervenção.

A mudança ficará assim:

  • Boletos enviados por email em formato HTML deverão conter a tag %%link%%, se não conterem a tag, o link será adicionado automaticamente no fim da mensagem
  • Qualquer link de boleto já enviado por email será impresso em PDF
  • Na tela do iBoleto, agora somente existe a opção de impressão em PDF

Alterações BACEN da lei 3.598 para a lei 3.656 04/07/2013 Comentários desativados

De acordo com publicação de circulares do Banco Central do Brasil, a lei n° 3.598 foi alterada para a lei n° 3.656 em vigor e disponíveis no site do Banco Central do Brasil (www.bcb.org.br), determinam que:

  • Os boletos de cobrança deverão ser alterados para substituição das nomenclaturas de CEDENTE para BENEFICIÁRIO e de SACADO para PAGADOR.
  • Os boletos deverão conter informações mínimas, conforme descrito abaixo, nos termos das novas exigências normativas, e deverão seguir layout específico.
  • Nome do pagador.
  • Identificação da instituição financeira.
  • Nome, o endereço e o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do beneficiário.
  • Valor do pagamento e a data de vencimento.

Condições de desconto que estejam eventualmente previstas na obrigação subjacente em caso de pagamento antecipado.

ATUALIZAÇÃO DE CONCEITOS E INSTITUIÇÃO DE NOVA MODALIDADE DE BOLETO

Para fins do disposto nas normas em vigor, considera-se:

I – Beneficiário: o credor da dívida em cobrança e o destinatário final dos recursos, anteriormente denominado no Contrato como “cedente”.

II – Pagador: o devedor da dívida em cobrança e o aceitante da obrigação, anteriormente denominado no Contrato como “sacado”.

III – Boleto de Proposta – nova modalidade de boleto, regulamentada pelo Banco Central do Brasil, utilizado para possibilitar o pagamento decorrente da eventual aceitação de uma oferta de produtos e serviços, de uma proposta de contrato civil ou de um convite para associação.

O boleto de Proposta é um recurso utilizado para clientes que oferecem seus produtos sem a solicitação prévia do cliente, caso o mesmo se interessar e efetuar o pagamento do boleto, a compra está efetuada, caso contrário , ficará como sendo uma proposta.

BOLETO DE PROPOSTA – Caso o Cliente opte por utilizar essa modalidade de cobrança, este se compromete a observar as seguintes premissas:

  • A emissão e a apresentação do boleto de proposta estão condicionadas à manifestação prévia, pelo pagador, de sua vontade em receber aquele boleto.
  • O boleto refere-se à oferta de um produto ou serviço, à proposta de contrato civil ou ao convite para associação, apresentado previamente ao pagador;
  • O pagamento do boleto é facultativo e que o não pagamento não dará causa a protestos, a cobranças judiciais ou extrajudiciais ou à inclusão do nome do pagador em cadastros de restrição ao crédito;
  • O pagador tem o direito de obter, previamente ao pagamento do boleto, todas as informações relacionadas ao produto ou ao serviço ofertado e ao conteúdo do contrato que disciplina os direitos e obrigações entre o pagador e o beneficiário;
  • O pagamento do boleto significa a aceitação da correspondente obrigação, e a data de vencimento significa, para todos os efeitos legais, o termo final do prazo para sua aceitação.

RESPONSABILIDADES DO CLIENTE

-A SEU RESPEITO: RAZÃO SOCIAL OU NOME COMPLETO (QUANDO SE TRATAR DE BENEFICIÁRIO PESSOA FÍSICA), ENDEREÇO E NÚMERO DE INSCRIÇÃO NO CNPJ OU CPF;

- COM RELAÇÃO AO PAGADOR: RAZÃO SOCIAL OU NOME COMPLETO (QUANDO SE TRATAR DE BENEFICIÁRIO PESSOA FÍSICA);

- INFORMAÇÕES GERAIS: IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DESTINATÁRIA, VALOR DO PAGAMENTO, DATA DE VENCIMENTO E AS CONDIÇÕES DE DESCONTO QUE ESTEJAM EVENTUALMENTE PREVISTAS NA OBRIGAÇÃO SUBJACENTE EM CASO DE PAGAMENTO ANTECIPADO.

MUDANÇAS NO iBoleto

Estão em desenvolvimento as alterações no sistema para adequação às mudanças do Bacen. Isto impacta na nomeclatura de alguns campos assim como a visualização de outros.

O layout do boleto será modernizado permitindo mais controle sobre os dados impressos.

Publicaremos as alterações com mais detalhes em breve.

Tags – veja como facilitam 01/07/2013 Comentários desativados

Para você que está conhecendo o iBoleto, é  interessante que saiba como utilizar uma ferramenta muito prática chamada TAGS.

Acesse sua conta, no ícone “Preferências” e em “Textos de Emails” clique em alterar.

No final da página você encontrará essas Tags:

TAG CONTEÚDO
%%link%% link para impressão
%%nome%% Nome do cliente
%%sacado%% Nome do sacado ou empresa
%%vencimento%% Data de vencimento
%%data_doc%% Data do Documento
%%valor%% Valor do Documento
%%nosso_num%% Nosso Número
%%email%% Email do seu cliente
%%senha%% Senha do seu cliente
%%linha%% Linha digitável do boleto(apenas para envio de boletos pelo site)

Elas funcionam da seguinte forma, ao invés de enviar boleto por boleto, você insere a tag nos locais adequados como segue à seguir :

Ex: Olá %%nome%%,

Não conta em nosso sistema o pagamento do boleto número %%nosso_num%%, com vencimento em %%vencimento%%, no valor de R$ %%valor%%. Caso não tenha recebido, acesse a segunda via pelo link abaixo:
%%link%%

O texto acima ficaria da seguinte forma:
Olá Maria,

Não consta em nosso sistema o pagamento do boleto número 324332, com vencimento em 15/11/2002, no valor de R$ 154,00. Caso não tenha recebido, acesse a segunda via pelo link abaixo:
o link que abrirá para o seu cliente é o do boleto não pago.

Você economiza um tempão e consegue enviar avisos para vários clientes ao mesmo tempo.

Faça um teste com estas tags assim não será preciso ficar trocando os nomes nem valores de cada boleto, pois o sistema auto-preenche.

Lembrando que as Tags só poderão ser utilizadas para envio de email.

TAG CONTEÚDO
%%link%% link para impressão
%%nome%% Nome do cliente
%%sacado%% Nome do sacado ou empresa
%%vencimento%% Data de vencimento
%%data_doc%% Data do Documento
%%valor%% Valor do Documento
%%nosso_num%% Nosso Número
%%email%% Email do seu cliente
%%senha%% Senha do seu cliente
%%linha%% Linha digitável do boleto(apenas para envio de boletos pelo site)

Lançamento de boletos em lote 03/03/2011 Sem Comentários

Devido ao grande número de pedidos de clientes, adicionamos um novo recurso na atual versão do iBoleto para lançamento de boletos em lote. Útil quando você precisar gerar a cobrança de um parcelamento.

Este recurso é diferente ao multi-lançamento que funciona baseado em mensalidades, ou seja, sem número definido de parcelas. No caso do lançamento em lote, você gera uma quantidade limitada de boletos. Com ele, você poderá gerar até 24 boletos para o mesmo cliente, em apenas 1 processo e depois imprimir os boletos em PDF de uma vez.

O procedimento para o lançamento é similiar ao boleto individual, porém deve-se informar alguns campos adicionais. Veja como é o procedimento:

  1. Cadastre seu cliente no iBoleto(caso já esteja cadastrado, pule esta etapa)
  2. Entre em “Gerar Boleto >> Por Cliente”,  selecione o cliente e clique em ABRIR
  3. Na janela aberta, preencha as opções de “Em Lote” conforme as instruções
    1. Valor de cada boleto: É o valor de cada boleto e não da divida total
    2. Descrição do boleto: será a mesma em todos
    3. Quantidade de boleto: de 1 a 24
    4. Data do vencimento do primeiro boleto: será adotada esta data, pois em muitos casos o primeiro boleto tem data diferenciada
    5. Data do vencimento do segundo boleto: será assumida esta data para o segundo boleto e daí em diante, os demais serão gerados usando o dia do mês informado nesta data

Do terceiro boleto em diante, será acrescentado um mês ao vencimento mas utilizando o mesmo dia do mês do vencimento do segundo boleto. Exemplo:

  • Quantidade de boletos: 4
  • Data do primeiro boleto: 20/03/2011
  • Data do segundo boleto:  02/05/2011
  • Serão gerados os seguintes boleto:
    • 1: 20/03/2011
    • 2: 02/05/2011
    • 3: 02/06/2011
    • 4: 02/07/2011

Atenção: esta função não solicita confirmação, ou seja, uma vez confirmada no botão GERAR, todos os boletos serão gerados imediatamente. No entanto, o envio ou impressão deverá ser feito normalmente como nas funções atuais.

Este recurso estava previsto para entrar em operação somente na próxima versão do iBoleto, porém, decidimos implementá-lo na atual versão.

Controle pelo Nosso Número 23/02/2011 Sem Comentários

A principal forma de controlar os boleto é pelo nosso número. Este campo, consta em todos os boletos independente do banco ou carteira. Por este número, o banco identifica o boleto e assim você consegue localizá-lo no iBoleto.

Por padrão, quando você gera um novo boleto, ele sugere automaticamente um número sequencial. No entanto você pode alterá-lo sem problemas. Mas atenção, depois de enviado ao seu cliente não é recomendável alterar esse número pois poderá criar dificuldades de identificação do boleto no futuro.

O banco oferece via Home Banking, um relatório diário com os pagamentos identificados pelo Nosso Número. Verifique com seu banco como ter acesso a esse relatório.

Email de aviso de baixa 03/02/2011 1 Comentário

Quando você baixa um boleto, pode habilitar o envio de uma mensagem padrão para seu cliente automaticamente. Desta forma, ele é avisado que você recebeu a baixa corretamente.

Para utilizar este recurso é muito simples. Basta adicionar o texto padrão nas configurações do iBoleto pelo link “Preferencias”->”Textos de email”. Preencha o assunto e corpo do email em “Textos Email para Baixa de boleto”.

Quando preenchido, um email, com o texto será enviado automaticamente para seu cliente.

Você pode personalizar o email, utilizando as tags %% conforme tabela:

%%nome%% Nome do cliente
%%sacado%% Nome do sacado ou empresa
%%vencimento%% Data de vencimento
%%valor%% Valor do Documento
%%nosso_num%% Nosso Número
%%email%% Email do seu cliente
%%senha%% Senha do seu cliente

Lembrando que as tags %%link%% e %%linha% não funcionam neste tipo de email. O envio do email somente ocorre quando pelo botão “Baixa Pagamento”, na listagem de boletos.

Esta é uma forma de sempre manter um bom contato com o cliente.

Auto-lançamentos – Configuração de texto 02/02/2011 Sem Comentários

Conforme vimos no artigo sobre auto-lançamento o iBoleto pode gerar o boletos de seus clientes automaticamente no valor e na data certa.

Além desse processo, ele também pode enviar um email para seu cliente apenas notificando sobre o lançamento ou incluir nesse email um link para impressão do boleto. Para que este envio ocorra normalmente, você deve configurar o texto deste email que será válido para todos seus clientes.

Quando estiver logado, entre em “Preferencias” -> “Textos de email” e vá diretamente na caixa “Texto de email para auto-lançamento”. Preencha os dois campo, uma para assunto do email e outro para o corpo do texto.

No corpo do texto, você pode além de incluir o link do boleto, também pode personalizar o texto usando tags %% conforme segue:

%%link%% link para impressão
%%nome%% Nome do cliente
%%sacado%% Nome do sacado ou empresa
%%vencimento%% Data de vencimento
%%data_doc%% Data do Documento
%%valor%% Valor do Documento
%%nosso_num%% Nosso Número
%%email%% Email do seu cliente
%%senha%% Senha do seu cliente
%%linha%% Linha digitável do boleto(apenas para envio de boletos pelo site)

Quando o email for enviado, a tag será substituída pela informação correspondente.

Os emails somente serão enviados aos seus clientes se você preencher este campo e se o cadastro deles estiver marcado em “Permite envio por email” com TEXTO ou HTML.

Vídeo do Adwords com o iBoleto 16/12/2010 Sem Comentários

Em comemoração ao 10 anos do serviços AdWord do Google, eles criaram para alguns anunciantes um vídeo personalizado com o domínio do anunciante.

Felizmente o iBoleto foi um destes anunciantes. Afinal, anunciamos nesta ferramenta a 8 anos.

Assista no link abaixo:

http://www.youtube.com/adwords10?hl=pt-br&forcelang=false&x=5f894d2e9535465b8f1ef55abda375c3